Lombalgia e Medicina Tradicional Chinesa

Versão para imprimirVersão para imprimir

A Acupunctura pode ajudar?

dores nas costas

Lombalgia significa dor na região lombar, regiões lombo-sagrada ou sacro-ilíaca eventualmente acompanhada de dor irradiando para uma ou ambas as nádegas e/ou pernas (Ciatalgia). A lombalgia é uma das queixas mais comuns. Está presente em pelo menos 50% de todas as pessoas com 60 ou mais anos. É responsável por milhares de horas perdidas de trabalho e milhões de euros gastos em tratamento e medicação. A dor lombar pode ser aguda ou crónica. Pode ser simplesmente incomodativa ou irritante, ou pode produzir sofrimento físico e emocional insuportável.

Veja mais aqui

ou descarregue o nosso folheto informativo

Na medicina ocidental, a lombalgia aguda é tratada com repouso, calor local, massagens, analgésicos e relaxantes musculares orais. A Dor lombar crónica é tratada pela perda de peso, exercícios, administração de analgésicos por via oral e via intramuscular ou cirurgia. No entanto, a longo prazo usar narcóticos tem seus próprios problemas e a cirurgia nem sempre é eficaz. Por outro lado, a medicina chinesa tem tratado a dor lombar com acupunctura e ervas chinesas há mais de 2.000 anos, e nos últimos 50 anos, um grande conjunto de pesquisas tem sido acumulado indicando que a medicina chinesa pode ser um tratamento eficaz para diminuir a dor nas costas.


Investigação Recente apoia o uso da acupunctura para a dor nas costas

 

Za Zhi (Shanghai Journal of Acupuncture & Moxibustion), n.º 4, de 1994, também publicou sobre o tratamento com acupunctura da lombalgia aguda. 130 casos que haviam sofrido de lombalgia aguda entre 3-7 dias foram tratados. Cento e quatro pacientes eram homens e 26 eram mulheres. As idades variaram entre 27-82 anos. Destes 130 casos, 85% (110), foram curados com um tratamento, enquanto que 15 (12%) foram curados com dois tratamentos.


Também um estudo efectuado por um grupo alemão de investigadores mostra que a Acupunctura é quase duas vezes mais eficaz no tratamento das dores Lombares.

 

Degeneração do disco

Quanto à doença degenerativa do disco, Guo Jian Hua, em Jiang Su Zhong Yi (Jiangsu Chinese Medicine), n.º4, 1994, publicou que no tratamento de 78 casos com prolapso dos discos intervertebrais, com uma combinação de acupunctura, Tuina, lâmpadas de calor, 56 casos (72%) foram curados, 15 casos (19,2%) foram significativamente melhoradas, 5 casos, (6%) apresentaram algumas melhorias, e apenas 2 casos,(2,8%) não tiveram melhoria. Esta é uma taxa de melhoria total de 97,2%


Protusão de disco

Da mesma forma, Wu Shi Qian, em Tian Jin Zhong Yi (Tianjin Chinese Medicine), n.º 4, de 1994, relatou 50 casos de protusão discal lombar, tratados com a acupunctura. Desses 50 pacientes, 30 eram homens e 20 eram mulheres. As idades variaram de 30-60 anos. Eles receberam acupunctura, 4-6 pontos por tratamento, e um tratamento diário durante 10 dias constituíam uma série de tratamento. Tipicamente, os pacientes receberam três series de tratamento. Destes 50 casos, 40 casos(80%) foram curados, 8 apresentaram uma melhoria assinalável, e dois não apresentaram melhoras. Assim, a taxa de melhora total neste estudo foi de 96%. Esses estudos mostram que o tratamento por acupunctores qualificados e experientes podem aliviar a dor lombar aguda e crónica.
Investigadores ocidentais podem argumentar que estes estudos não respeitam alguns procedimentos como o controlo do efeito placebo, e o efeito"duplamente-cego", mas esse tipo de procedimentos tem limitações na aplicação da acupunctura.

Estes estudos são baseados no tratamento real de pacientes com dor lombar, em situação clínica real, de diferentes idades e ambos os sexos. Em todos esses estudos, 60% tinham a sua situação completamente corrigida, e a taxa de melhoria total foi superior a 95%.

A moderna literatura médica chinesa mostra que qualquer uma dessas modalidades pode remediar ou melhorar significativamente a dor lombar. Por exemplo, Qiu xing-Wan, em Zhe Jiang Zhong Yi ZaZhi (Zhejiang Journal of Chinese Medicine), n.12, de 1993, informou sobre o tratamento de 20 casos de lombalgia aguda, com uma fórmula registada pela primeira vez na literatura médica chinesa por volta de 200 AD. Destes 20 casos, seis foram curados em três dias e 70% foram curados em 4-6 dias (14 casos). Quando utilizados em conjunto, as antigas formas chinesas de prestação de cuidados constituem uma das formas de tratamento melhor e mais eficaz disponível no mundo de hoje.

Em Portugal, a maioria dos acupunctores usam uma combinação de acupunctura, Tuina, fitoterapia chinesa, a dietética chinesa, e vários tipos de ginástica energética chinesa.
Para provar a potente eficácia terapêutica da acupunctura e da medicina chinesa, contacte um dos nossos terapeutas qualificados hoje mesmo

A Acupunctura Funciona