imagens de TAC

Bases de Imagiologia para Acupunctores e Osteopatas

Data, Local e Duração:

A Acção decorrerá em Rio Maior, no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico e Santarém, com uma duração total de 30 horas de Formação, no fim-de-semana de  31 de Março a 2 de Abril.

  • Sexta-feira dia 31 de Março, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30
  • Sábado 1 de Abril das 9h30 às 13h30  e das 14h30 as 19h30
  • Domingo 2 de Abril das 9h30 às 13h30 e das 14h30 as 17h30.

As restantes 5 horas serão efectuadas através de plataforma on-line, 2h30min. antes do início da acção e 2h30min depois do dia 2 de Abril.

Destinatários

Acupunctores, Especialistas em Medicina Tradicional Chinesa,  Osteopatas, possuidores de cédula profissional. No caso de vagas disponíveis serão admitidos perante a análise do CV e por esta ordem de selecção:

  1. Os Acupunctores, Especialistas em Medicina Tradicional Chinesa e Osteopatas com a formação concluída e que ainda não puderam ter requerer a cédula,
  2. Estudantes do 2º ano ou seguintes de instituições de formação na área da Acupunctura, Medicina Tradicional Chinesa, ou Osteopatia  consideradas idóneas pelo Conselho Científico da Acção.
  3. Profissionais das TNC’s detentores de cédula profissional.
  4. Profissionais da área da saúde com formação superior (Médicos, Fisioterapeutas, enfermeiros, e.t.c.).
  5. Outros interessados com curriculum considerado adequado pelo Conselho Científico da Acção, (Treinadores Desportivos, Profissionais de Fitness, Estudantes Finalistas da Área do Desporto e da Educação Física).

O número máximo de inscrições é de 100 alunos.

Preço e Inscrições:


O Preço da acção é de 100 Euros (IVA Incluído).

As inscrições deverão ser efectuadas pelo preenchimento do formulário de inscrição, depois de efectuada a transferência para a conta com o IBAN PT50 0007 0000 0030 2816 5412 3 ,  ou após efectuar pagamento via Paypal.

PAGAR COM PAYPAL

Justificação da Acção:

Com a implantação do processo de regulamentação a visibilidade  dos profissionais das TNC’s é cada vez maior, por outro lado a necessidade de melhorar as competências de base continuarão a ser uma exigência.

É nosso entendimento que a área da Imagiologia, como uma das áreas dos exames complementares de Diagnóstico, é uma das áreas onde existe uma maior necessidade de actualização de conhecimento.

O apoio dos exames imagiológicos é hoje um recurso da medicina alopática cada vez mais utilizado para complementar o diagnóstico.
No caso das TNC’s é necessário que o profissional possua um sólido conhecimento destes exames, com pelo menos 3 objectivos:

  • Esclarecer os pacientes sobre a sua situação clínica.
  • Conhecer objectivamente os limites a que pode estar sujeita a sua intervenção terapêutica.
  • Melhorar a comunicação com outros profissionais de saúde.

Durante dois fins-de-semana a Especialista em Medicina Chinesa e Técnica Coordenadora do Hospital da Mealhada, Dr. Paula Gradim terá o prazer de nos permitir obter os conhecimentos sobre imagiologia que potenciarão o cumprimento cabal dos objectivos anteriores

Objectivos:

No Final da acção, o formando deverá ser capaz de cumprir os seguintes objectivos:

  1. Perceber o que é a imagiologia e os os princípios do seu funcionamento.
  2. Conhecer os Principais Exames Imagiológicos:  Raio – X; TC; RMN; Angiografia; Fluoroscopia; Mamografia; Ecografia; PET; Cintigrama.
  3. Conhecer as condicionantes para a realização de cada um dos exames, nomeadamente : A ordem de Realização, e as estruturas visualizadas  em cada exame imagiológico e a condição clínica do paciente.
  4. Conhecer as contra indicações de cada exame imagiológico.
  5. Conhecer as limitações e validade de cada exame imagiológico.
  6. Conhecer as diferentes formas de apresentação de cada exame imagiológico.
  7. Conhecer o enquadramento legal associado aos exames radiológicos.

Metodologia:

Tratando-se de uma acção cujos objectivos são fundamentalmente da transmissão de conhecimentos, a metodologia mais utilizada será a expositiva; serão no entanto preparados momentos de participação activa, nomeadamente no manuseamento e observação de exames que serão  disponibilizados aos formandos no decorrer da acção, de forma a que seja possível criar uma similitude com situações reais.

Os formandos terão disponíveis uma plataforma de ensino à distância, onde poderão colocar questões e obter o material didáctico preparado para a acção.

O programa resumido da acção pode ser consultado aqui

Formador:

Paula Gradim,

A Dr.ª Ana Paula Ferreira Coleta Gradim é especialista em Medicina Tradicional Chinesa, e é também Técnica Coordenador de Imagiologia do Hospital da Mealhada.

Licenciou-se em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra e obteve a Licenciatura em Medicina Chinesa pela Universidade de Cheng Du na China.

Orienta estágios curriculares de Radiologia / Imagem Médica e Radioterapia dos alunos da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra.

É Técnica Radiologista Coordenadora do Serviço de Imagiologia do Hospital Misericórdia da Mealhada, desde 2006.

Exerce Medicina Chinesa desde 2012 em diversas clínicas e hospitais.

É Sócia fundadora da Clínica Naturalmed – Medicina Natural.

A sua vasta experiência em exames imagiológicos, aliada à experiência na prática clínica de MTC, e a uma excelente capacidade de comunicação, irá possibilitar as condições para momentos potenciadores de aprendizagem de que tanto necessitamos!

 

A data Limite é o dia 17 de Março de 2017

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Partilhe

Partilhe esta publicação com os seus amigos!