Acupuntura e a Rinite Alérgica
O QUE É A RINITE ALÉRGICA?
A Rinite Alérgica é a doença alérgica mais comum em todo o mundo, afectando anualmente mais de 500 milhões de pessoas. Estudos efectuados em Portugal encontraram percentagens entre 20 a 40%, pelo que poderemos inferir que esta doença afectará cerca de 3 milhões de portugueses. O que é ainda mais chocante é que a ocorrência de alergias nos países desenvolvidos está a aumentar fortemente, e os cientistas não sabem porquê.
A rinite alérgica, também conhecida como febre dos fenos, é essencialmente uma reacção ambígua do sistema imunitário a partículas em suspensão que normalmente não causam nenhum problema ao organismo. Estas partículas podem ser pólen, pelos de animais, poeira, entre outros, acontecendo que pessoas com alergias as inalam e o seu corpo reage como se estivesse sendo invadido por um agente patogénico.
Os principais sintomas são:
-
Espirros, corrimento nasal, vermelhidão
-
Comichão, olhos lacrimejantes
-
Dor de cabeça
-
Até mesmo asma provocando muitas vezes
-
Respiração ofegante, pieira e tosse
Descarregue o nosso folheto informativo
QUAIS AS CAUSAS DA RINITE ALÉRGICA?
Para a Medicina Ocidental, as causas da Rinite Alérgica são explicadas pela presença de agentes externos que provocam uma reacção despropositada do organismo, associando também à doença causas de natureza hereditária e outros agentes, que podem funcionar como irritantes. No entanto isto não explica as verdadeiras causas nem o facto de determinados agentes alergógenos apenas afectarem alguns indivíduos, bem como a presença dos sintomas ocorrer predominantemente em determinadas épocas do ano.
A medicina ocidental trata a febre dos fenos e outras alergias respiratórias por uma combinação de anti-histamínicos e descongestionantes. Embora os efeitos colaterais dessas drogas ocidentais sejam menores do que há uns tempos, muitos pacientes não querem usar esses medicamentos por longos períodos de tempo.
COMO É QUE A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA TRATA A RINITE ALÉRGICA?
Felizmente, a medicina chinesa fornece uma alternativa testada pelo tempo aos tratamentos ocidentais quando se trata de Rinite Alérgica e outras alergias.
Para a Medicina Tradicional Chinesa, em geral, os pacientes que sofrem de Rinite Alérgica apresentam um padrão de fraqueza do baço com expectoração excessiva e humidade, levando a problemas com a função pulmonar. Tratamentos de Acupunctura e Fitoterapia, acompanhados com alterações na dieta, nomeadamente associadas ao consumo de açúcares e doces, sumos de frutas, produtos lácteos, nozes, e refrigerantes, entre outros, favorecem o combate à Rinite Alérgica.
Quando se trata de Rinite Alérgica, o tratamento é dividido em duas fases. Durante o ataque agudo, o terapeuta terá como objectivo principal tentar aliviar o seu desconforto com tratamentos seguros e simples. Entre os ataques, terá como principal foco a causa da raiz do seu desequilíbrio. Durante esta fase do tratamento, o terapeuta usa principalmente Acupunctura ou Fitoterapia Chinesa ou uma combinação de ambas, esta combinação de procedimentos tentará ajudá-lo a identificar e eliminar a raiz do desequilíbrio que está a causar o aparecimento da sua Rinite Alérgica.
QUAL É A EFICÁCIA DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA NO TRATAMENTO DA RINITE ALÉRGICA?
Tem sido efectuado um conjunto considerável de investigações sobre os efeitos da Acupunctura e da Fitoterapia Chinesa sobre a Febre dos Fenos e outras alergias respiratórias. Por exemplo um artigo publicado em 2007 no Medical Journal of Australia da autoria de Charlie C L Xue e col., conclui que a Acupunctura pode ser uma forma segura e eficaz para o tratamento da Rinite Alérgica. Para além dos estudos científicos os pacientes que já experimentaram o tratamento proposto pela Medicina Tradicional Chinesa representam uma prova testada pelo tempo da eficácia desta terapia no combate à Rinite Alérgica e outras alergias.
A ACUPUNCTURA FUNCIONA NO TRATAMENTO DA RINITE ALÉRGICA
E OUTRAS ALERGIAS!