Tiandiren

Como muitos sabemos a escrita dos chineses é ideográfica, isto quer dizer que os caracteres representam uma ideia, e pronunciam-se dando-lhe um som. Esta estranha e antiga forma de escrever mantém-se até aos dias de hoje e é uma das maiores diferenças entre a Cultura Ocidental e a Cultura Oriental. Como esta forma de escrever é muito difícil para os Ocidentais, exigindo um esforço muito grande, e com a necessidade de uma cada vez maior comunicação entre o Oriente e o Ocidente, o Governo chinês adoptou uma transcrição fonética para os sons dos diversos caracteres de forma a tornar mais perceptível a comunicação e a aprendizagem da Língua Chinesa pelos estrangeiros bem como a possibilidade de usar a escrita chinesa em computador. Desta forma o nome Tian Di Ren, é como já se deve ter apercebido uma transcrição de Três Caracteres Chineses, ou três ideogramas, Tian representa o som de 天,Di o som de 地 e Ren o som de 人 ; o primeiro carácter Tian, quer dizer Céu, o Segundo Di Quer dizer Terra, e o terceiro Ren quer dizer Pessoa, ou se preferirmos Homem, então Tian Di Ren, quer dizer Céu, Terra, Homem; bem mas o que verdadeiramente quer dizer esta expressão?

Para explicar cabalmente esta expressão teríamos de gastar muito tempo e espaço, e obviamente não é esse o nosso objectivo, nem será essa certamente a sua vontade, pelo que de forma simples e concisa a Expressão Tian Di Ren, é uma expressão basilar da Cultura Oriental e refere-se à Unidade do Universo, no que diz respeito a uma dimensão espiritual, Tian, a uma dimensão material, Di, e à ligação entre uma e outra, efectuada pela pessoa Humana, Ren.

De facto e apesar da expressão ser Tian Di Ren, ela significa a harmonia tão característica do pensamento chinês, é representada pela trilogia O Homem entre o Céu e a Terra, ou o Equilíbrio deve ser atingido através da relação que o Homem estabelece entre o espiritual e o material.

Foi a profundidade do conceito filosófico encerrado nesta expressão que fundamentou a escolha desta como o nome para a Clínica de Medicina Tradicional.

É a Harmonia e o Equilíbrio conceitos tão importantes na Cultura e na Medicina Tradicional Chinesa que regerão sempre a nossa relação com os pacientes.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Partilhe

Partilhe esta publicação com os seus amigos!